• Luana Pegorin

Resenha - Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry

Atualizado: Jan 2

As vezes, podemos nos perguntar o que leva algo a marcar uma geração. Qual o segredo de uma obra que permanece entre as pessoas e as faz refletir sobre quem se tornaram? Esta é uma pergunta que qualquer um se sente capaz de responder após a leitura. Isso porque é uma narrativa tocante, cativante e principalmente reflexiva. O convite para revermos nossos valores e princípios é o ponto alto do livro que traz como protagonista um jovem garoto, o Pequeno Príncipe, que cansado de viver no seu pequeno planeta monótomo, ingressa em uma viagem sem destino, apenas por curiosidade e diversão.


Nessa viagem lúdica, porém coerente com a nossa realidade, o nosso pequeno viajante encontra personagens que representam alguns dos fatores que encobrem a nossa essência: ganância, dinheiro, vícios e outros exageros que desequilibram o que realmente somos. Entre tantos, o que recebe mais destaque é um piloto que cai em um deserto por um pouso que ocorreu acidentalmente. Conversas e olhares são necessários até que é revelado que o piloto tinha um sonho de ser desenhista, mas que por falta de incentivo e atenção dos adultos ele acabou guardando para si.


Este livro questiona se deixamos nossa criança interior morrer quando passamos pelas fases difíceis da vida. Em palavras simples, será que deixamos que as angústias e os ensinamentos prepotentes desse mundo silenciassem nossa voz de inocência e felicidade singela?


Olhares de crianças e de idosos já passaram atentamente sobre as páginas dessa obra que marcou a literatura mundial, tendo adaptações para as indústrias áudio-visuais, e sendo uma das histórias mais lidas de todo o mundo.



Com certeza é uma leitura que te agradará, pois ela é compreensível em qualquer idade e em qualquer fase como já citei. É um livro com frases simples, o que possibilita até uma criança entender, entretanto carrega uma intensidade em suas palavras discretamente fazendo com que todos nos questionemos: o que é mais importante na sua vida?



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Papel branco
  • Facebook
  • Instagram

© 2021 por Luana Lyrrou.