• Luana Pegorin

Guia Para Escrever a sua Logline Perfeita

Atualizado: Jan 2



Você e seu colega estão conversando, num intervalo do trabalho, sobre os últimos lançamentos do Cinema, quando ele te pergunta sobre o que é o mais novo filme da Disney, que você viu na semana passada, e quer convence-lo a assistir. Então, você se esforça para contar rapidamente sobre a história, tentando transmitir o conteúdo principal do filme, antes que o chefe de vocês chegue.


Se você já passou por uma situação semelhante, a Logline já marcou uma presença discreta na sua vida, e você já percebeu que não é uma tarefa fácil. Aliás, é trabalhoso organizar e selecionar as palavras corretamente, não só para que seu público se interesse, mas também para que todos os seus meses planejando e escrevendo sua história não sejam desprezados por uma Logline ruim e não atrativa.


O Que é Logline?


A Logline é a frase que transmitirá o enredo principal. Considero como a parte mais profunda de identificação de uma narrativa, pois devemos mergulhar na história; sentir a história, para tirarmos dali a sua essência. Isso é Logline: a essência de uma história, contada em poucas palavras, de forma interessante e que seja atrativa ao seu público.


Origem


Na época das grandes navegações, em tempos antigos, Logline, compreendida também na tradução como linha de registro, era uma corda imensa presa a um carretel, da qual tinha nós em espaçados tamanhos, e era utilizada para a medição de navios.

Essa corda guiava os marinheiros para calcularem rotas e trajetos de acordo com suas embarcações, e o curioso aqui é a semelhança na qual palavra atua com o mesmo significado, só que em circunstância diferente hoje em dia. Logline é o que guia os escritores para traçarem estruturas e situações de acordo com a mensagem que querem passar com sua história.


Começaram a ganhar fama em Hollywood, onde as histórias eram reduzidas em uma frase para que os produtores das empresas cinematográficas, mesmo sem ler o conteúdo completo, soubessem do que se trata seu possível futuro investimento. Por isso aquela coisa da Logline ser atrativa. Muita coisa estava em jogo, e continua assim até hoje.


O Que Precisa Ter na Minha Logline?


Para uma Logline eficiente, sem que o leitor sinta falta de alguma informação, o necessário é que ela seja composta por esses três elementos:

1) O Protagonista;

2) O objetivo dele;

3) O que o impede de realizar esse objetivo; ( antagonista, força antagônica)


Protagonista:


Nunca diga o nome do seu protagonista. Por quê? Porque ninguém o conhece ainda, e quem estiver lendo sua Logline não vai se interessar em saber o nome de alguém que não tem ideia de quem seja. Aproveite essa oportunidade para dizer mais sobre seu personagem principal, dar característica ao que está acentuado em sua personalidade, para que seu leitor molde em sua imaginação o seu personagem.


Exemplo de Logline: “Infeliz aristocrata noiva se apaixona por pintor boêmio de classe inferior dentro do Titanic, pouco antes do seu naufrágio”.


Percebe como “infeliz aristocrata noiva” diz muito mais sobre a personagem do que apenas “Rose”?


Objetivo:


Todo personagem é impulsionado por seu objetivo mais profundo, e é isso que move a história. Uma narrativa é sobre alguém fazendo alguma coisa, e essa “alguma coisa”, é a jornada do seu protagonista atrás de seu objetivo, sua meta. O que ele busca? O objetivo é uma parte importantíssima da Logline, já que anuncia a aventura que seu personagem está se metendo, e é nessa mesma aventura, que você também convida o leitor a embarcar.


Exemplo de Logline: "Quando um general romano é traído, e sua família é assassinada pelo filho corrupto de um imperador, ele chega a Roma como gladiador para buscar vingança".


Objetivo? Vingança. Simples de identificar, e que mostra sobre o que será a história.


Elemento Antagônico:


Para correr atrás desse objetivo, seu protagonista vai enfrentar algo que dificulte essa realização da sua meta. Não necessariamente alguém, mas talvez uma força externa ou até mesmo as dúvidas que ele tem sobre si próprio sejam o elemento que lutará contra ele.


Exemplo de Logline: "Um fuzileiro naval paraplégico enviado para a lua Pandora em uma missão especial fica dividido entre seguir suas ordens e proteger o mundo que considera como sua casa".


O que o impede de concluir sua missão espacial? Sua indecisão a respeito de quem servir.


Ambiente:


Caracterizar o ambiente em que a história acontecerá nos ajuda a compreender melhor sobre as circunstâncias em que tudo acontece.


Exemplo de Logline: “Durante a Ditadura Militar, um entediado censor do governo se encanta pela atriz de um filme que precisa censurar”.


Ambiente? A história se passa na Ditadura Militar.


Riscos:


Uma dica interessante é acrescentar riscos a sua Logline. Caso o objetivo não seja alcançado pelo protagonista, tal coisa ruim deve acontecer como consequência. Isso agrega valor no sentido realista da história.


Exemplo de Logline: “Um jovem viajante do tempo acidentalmente impede que seus pais se apaixonem e precisa reuni-los antes que ele e seu futuro deixem de existir”.


Risco: Ele não nascerá no futuro se não conseguir fazer seus pais se apaixonarem no passado.


Treino


Um exercício que recomendo para você que quer melhorar sua escrita de Loglines, é da próxima vez que assistir ou ler alguma história, tente escrever uma Logline para ela. Assim, será um bom desafio que te deixará pronto para a sua Logline futuramente.



33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Papel branco
  • Facebook
  • Instagram

© 2021 por Luana Lyrrou.