• Luana Pegorin

BLOQUEIO CRIATIVO: Por que acontece?

Já passou por um momento em que suas ideias aparentemente desapareceram?




Então você já esteve em contato com o tão conhecido "bloqueio criativo". Mas fique tranquilo: vamos entender porque isso é tão mais comum do que você imagina. Essa não é somente uma visita indesejada e imprevisível a quem depende da criatividade para trabalhar, como também é um objeto de estudos psicológicos. O tema sempre causou irritação a quem o vivencia e indagação a quem o estuda, já que permaneceu como um mistério por tantos anos.


Na Internet, você encontrará meios de dissipar seu bloqueio criativo. Aqui, lhe mostrarei brevemente e de maneira simples, suas possíveis causas já que para saber diagnosticar, é preciso identificar o problema.


Afinal, como nossas ideias somem como mágica?


Edmund Bergler, autor do termo que surgiu na década de 40, "Writer's Block" (Bloqueio Criativo), estudou por aproximadamente 20 anos escritores que sofriam de perda de criatividade constante. O objetivo deste estudo era entender o porquê desses escritores não conseguirem criar nada.


Chegou a conclusão que isso não era consequência de fatores externos: o bloqueio estava ligado a problemas como ansiedade, exagero de autocrítica, perfeccionismo e insegurança.


Pesquisadores da Universidade de Yale, constataram tempo depois, que o bloqueio criativo também era causado por falta de motivações, o que consequentemente não levava ao prazer de criar.


Após experiências com escritores que sofriam desta causa, pesquisadores afirmam que o problema se relaciona a incapacidade de gerar imagens mentais, como quando sonhamos acordados.


Por fim, chegaram a conclusão que o bloqueio criativo aparece quando o lado esquerdo, responsável pelo pensamento lógico racional domina o lado direito que cuida do pensamento criativo.


Além disso, bloqueios criativos também podem ser gerados por excesso de ideias, em que o escritor é tomado pela dúvida de qual caminho deve seguir.


Todos nós nascemos criativos, porém deixamos que ofusquem esse dom que recebemos. Te convido a se lembrar por um breve momento de sua infância. Nessa época, sua criatividade corria a solta não é mesmo, e sem medo de ser julgada.


Você teme a rejeição por suas ideias? Sente que se cobra ao extremo?


Que tal se permitir viajar entre seus pensamentos e despertar novamente sua criatividade do tempo da infância?

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Papel branco
  • Facebook
  • Instagram

© 2021 por Luana Lyrrou.