• Luana Pegorin

Arco do Personagem: O Que é? Como Escrever?

Atualizado: Jan 2



Todos nós passamos por transformações. Fatores externos, influências, momentos felizes e até mesmo situações indesejadas nos impulsionam a mudar nossa perspectiva sobre o mundo em que vivemos e a sociedade da qual interagimos, e quem sabe, mudamos até nosso próprio ser.


Amadurecemos, aprendemos e assim evoluímos, mas isso nem sempre significa que essa evolução será positiva. E em alguns casos, as nossas perspectivas podem permanecer as mesmas, porque mudar interiormente é uma escolha. Escolha que você concederá aos seus personagens.


O Que é Arco do Personagem?


Definido por estudiosos da literatura, o Arco do Personagem é a transformação interior que acontecerá com ele durante a história. Seu personagem terá o jeito de agir transformado? Seus pensamentos e opiniões mudarão?


Às vezes essa mudança pode ser radical, daí a ideia do arco no sentido geométrico da palavra, como por exemplo, do egoísmo ao altruísmo. O Arco representa essa jornada que o personagem percorrerá partindo de uma forma de viver e chegando até a outra ponta do arco, que seria a sua nova maneira de vida.


Porém, nem sempre personagens passam por esta transformação, ou concluem o arco resultando em uma perspectiva pior do que antes. É válido lembrar que estudar esse processo de escrita tem sua importância, ainda mais para escritores iniciantes, em que podemos aderir um “esqueleto” para formar bons personagens.


“Mesmo se tendo um bom cenário, se não se pode contar com personagens apropriados, fica difícil existir uma história de sucesso”. Aurélio Ramos.

1) Arco Positivo


Este é um fenômeno comum entre os protagonistas ou os heróis das histórias. Também chamado de Arco de Mudança, temos aqui uma realidade que caminha com a Jornada do Herói, pois ela leva o personagem de um ponto baixo e o eleva entre tantos obstáculos, para ser uma pessoa melhor e até mesmo aquele que salvará o mundo. A transformação aqui é positiva e radical.


Do preguiçoso ao esforçado, azarado ao sortudo, inseguro ao confiante, seu personagem passará por muitas provações para mudar opostamente dessa forma sua maneira de ver o que o cerca.

Harry Potter é um exemplo de Arco de Mudança.

Geralmente, ele acredita, no início, em uma mentira que o prende a realidade em que se encontra, e o torna inseguro e incapaz de realizar atos heroicos. Mas, fatores externos o forçam a testar suas habilidades e descobrir talentos que nem sabia ter.


2) Arco Negativo


Também conhecido como Arco da Queda, é aqui que nascem os vilões autênticos. O personagem começa com um jeito de herói, uma pessoa aparentemente normal e comum. Porém, ele passa por situações que o fazem repensar a maneira de agir e acaba mudando para pior, consequentemente, o fim desse arco consiste no personagem perdendo a cabeça, e levando a sua ruína.


Anakin Skywalker é um exemplo de arco negativo.

A autora K.M. Weiland, diz que existem três manifestações possíveis desse arco:

  • Queda Comum: O personagem resulta em alguém pior por suas más decisões.

  • Corrupção: O personagem tem consciência do que se tornou, e aceita esse fato convivendo satisfeito com ele.

  • Desilusão: O personagem descobre algo sobre o mundo que o abala a ponto de se tornar pior.

Este tipo de arco é uma boa tacada para inclinar seus leitores a gostarem de seu personagem, e torna-lo compreensível, mesmo que ele se torne um vilão horrível.


3) Arco Plano


O Arco de crescimento acontece quando as perspectivas e a essência do personagem não mudam diante da história, ele apenas cresce e amadurece. É um tipo reservado aos personagens secundários para harmonizar com o protagonista caso passe por um arco positivo.


Você também pode fazer este personagem ganhar conhecimentos durante a história, ou com que ele aprenda algo novo. Esse é resumidamente um arco positivo muito mais sutil.

Diana Prince é um exemplo de arco plano.

Conclusão


Para escrever um arco do personagem, lembre-se sempre de ser realista em seus motivos e razões pelas quais ele mudará. Quanto mais “humanizados” em sentimentos seus personagens ficarão, vão encontrar a sua essência.


Boa escrita!

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo